segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Escola Edson Tavares recebe o "Prêmio Construindo a Nação"


A Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Edson Tavares de Souza, da Ilha dos Bentos, ficou em 1º lugar no "Prêmio Construindo a Nação 2011/2012", na categoria Ensino Fundamental. A escola foi vencedora com o projeto “Cuidar-se para melhor ensinar” desenvolvido pela escola com os alunos e seus familiares durante todo o ano letivo.
O projeto teve início com a necessidade de melhorar o desenvolvimento dos alunos. Com isso, ficou decidido que o bem-estar é essencial para que o estudante possa progredir nos estudos. A partir daí, a escola passou a organizar atividades, como passeios em grupo, ginástica laboral e festivais para melhorar o desempenho e o convívio dos alunos.
A diretora, Solange Maria Ribeiro Guzzo contou que o reconhecimento é gratificante. “Foi um projeto realizado em equipe e o prêmio, além de agregar valor ao trabalho, também representa mais uma conquista para a escola”, disse a diretora.
A solenidade para a entrega dos prêmios será realizada entre março e abril do próximo ano.
Projetos
O Projeto  foi idealizado pela escola em 2011 com o objetivo de realizar ações que beneficiem a saúde dos professores, para que o ensino possa ser desenvolvido com qualidade. Por isso, foi adotado o tema “Cuidar-se para Cuidar”. Além da atividade física com os professores, o projeto também viabiliza acompanhamentos médicos em diferentes áreas, por meio de uma parceria com a unidade de saúde do bairro. “Essas ações visam a beneficiar os educadores com a oportunidade de acompanhamento médico, em áreas como fonoaudiologia, por exemplo", contou Solange.
Prêmio
O Prêmio Construindo a Nação  é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e tem como objetivo valorizar o papel do educador no processo de formação do aluno como cidadão. Além disso, estimula os estudantes a participarem ativamente dos projetos da escola que frequentam, visando a aprendizagem na convivência com as demandas sociais das comunidades.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Semed
Geiza Ardiçon
geizaardicon@vilavelha.es.gov.br

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Escola em Ilha dos Bentos realiza 1ª Noite de Talentos


Os alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Edson Tavares de Souza, em Ilha dos Bentos, mostraram que têm talento. O público teve a oportunidade de assistir, na noite desta quinta-feira, a apresentações de dança, coral, instrumentos, como flauta e clarineta, e uma belíssima cantata de natal, além do coral da escola, que foi quem abriu o evento.

A Noite de Talentos contou com a participação de alunos e familiares, que se apresentaram juntos na ocasião. “O intuito do evento, e creio que os alunos já perceberam isso, é mostrar que todos nós temos talentos. Uns sabem pintar, outros cantar e todos podem, e devem, desenvolver seus talentos”, explicou Maria Helena Dazzi, pedagoga da escola.

A empolgação dos alunos é constante e, desde que foi anunciado o evento, em março, aumentou. “Os alunos sonharam com este momento. Desde que ficaram sabendo que seria realizada esta mostra de talentos, só falavam nisso”, destacou Maria Helena. A pedagoga afirmou também que o evento foi marcado pela emoção. "Os alunos do 5º ano que não irão frequentar mais a unidade de ensino, no próximo ano, fizeram uma homenagem aos professores e funcionários da escola. Cantaram a música "Emoções", de Roberto Carlos, como forma de agradecimento ao trabalho que estes profissionais realizam na escola", completou Maria Helena.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vila Velha

Sustentabilidade é tema de Mostra Cultural em escola


Os alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Edson Tavares de Souza, em Ilha dos Bentos, inovaram ao construírem uma casa com caixas de leite. A atividade faz parte do projeto de sustentabilidade desenvolvido durante o ano letivo e que foi apresentado durante a VI Mostra Cultural, realizada na própria escola durante a última semana.
Os alunos também confeccionaram cortina com CD’s usados, árvore de natal com sucata e até repelentes contra o mosquito da dengue. De acordo com Maria Helena Dazzi, pedagoga da escola, as atividades estimularam os alunos a compreenderam, de forma lúdica, o que é sustentabilidade.

"A presença significativa dos pais na Mostra Cultural é a certeza de que o acompanhamento da família é um complemento importante do trabalho realizado em sala de aula", concluiu.

Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Professoras revelam amor pelo magistério


Da memória de todas as pessoas uma figura nunca será apagada. É um dos personagens mais importantes na formação de toda criança, jovens e até mesmo adultos. É responsável por auxiliar os primeiros passos no “bê-a -bá” e muitas vezes é apoio, amigo e incentivo por tantas conquistas e vitórias. Esta pessoa é o professor, que na vida de tantas pessoas ainda está vivo na memória, pela sua importância e valor. Na rede de ensino de Vila Velha muitos destes profissionais também já foram, ou ainda são, marcantes para os alunos. Alguns há muito tempo estão nesta missão. Outros apenas no início da caminhada. Mas muitos, ao comentar o “Dia do Professor”, comemorado no último sábado (15), já têm o que falar do sentimento dos que resolveram abraçar esta profissão.


É o caso da professora da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Edson Tavares, Marinalva Conceição de Freitas Frizzera. A vontade de fazer a diferença no mundo, a partir da educação, foi o que motivou a professora a fazer do magistério a sua vida. Desde 1992, quando iniciou na profissão, a educadora atua na rede municipal de Vila Velha. Em 2006 se efetivou na rede e atualmente leciona para as turmas de 1º ano na escola em Ilha dos Bentos. “Optei por trabalhar na rede, pois acredito na qualidade do ensino público. Sempre tive vontade de lecionar e hoje sou feliz com o meu trabalho e procuro sempre fazer o melhor”, destacou.


Cidadãos de bem

Marinalva destaca que a profissão torna-se ainda mais prazerosa diante do relacionamento verdadeiro com os alunos. “Nestes anos sempre tive contato muito saudável com meus alunos e seus familiares. Meu relacionamento com eles é muito afetuoso e me sinto responsável por contribuir para a formação deles como ‘cidadãos de bem’. Tenho um filho e o sentimento que tenho por ele se aproxima muito ao afeto que tenho pelos meus alunos. Isso me motiva cada dia mais a me empenhar e desenvolver meu trabalho com qualidade”.

Dia da “Família na Escola” na UMEF Edson Tavares vai oferecer vários serviços para a comunidade


O próximo sábado (20) será de muita integração entre pais e alunos na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Edson Tavares, em Ilha dos Bentos. A partir das 7h30 o “Família na Escola” traz uma programação que alia diversão, aprendizado e cidadania. Além das apresentações culturais dos alunos, o espaço da escola também será usado para atendimentos odontológico, jurídico e de assistência à saúde para a família dos estudantes e para a comunidade.

A apresentação do coral da escola marcará a abertura do evento, que acontece até as 12 horas.  Os alunos também mostrarão para os pais os projetos que estão sendo desenvolvidos durante as aulas na unidade de ensino. A parceria com a Secretaria Municipal de Saúde garantirá que os participantes possam aferir a pressão e fazer a medição de glicose, por exemplo. Outra parceria feita com o Centro Universitário Vila Velha (UVV) levará atendimento odontológico para o evento.

Os participantes também contarão com as orientações da Procuradora Maria Cristina Pimentel que apresentará para os pais o tema “Responsabilidade na educação dos filhos na escola”. Quem comparecer também contará com a assistência jurídica do Dr. Waldemir Soares Wanderley, que passará esclarecimentos importantes para quem não tem condições de contratar um advogado, por exemplo.

A diretora Solange Maria Ribeiro Guzzo destaca que a exemplo do ano passado, esta segunda edição do “Família na Escola” será proveitosa para quem comparecer. “Em 2010 cerca de 500 pessoas participaram conosco e todos os serviços prestados foram muito importantes para a comunidade. Também aguardamos a presença das famílias neste dia em que eles poderão conhecer de perto a rotina dos filhos no ambiente escolar”, disse Solange.

Projeto de incentivo à leitura garante prêmio para UMEF Edson Tavares


A tarde de quarta-feira (27) foi de comemoração para os funcionários e alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Edson Tavares. A escola teve o reconhecimento do projeto “A Criança no Mundo da Leitura”, desenvolvido no ano passado, e foi uma das instituições de ensino do Estado escolhida para receber o “Prêmio Construindo a Nação”, do Serviço Social das Indústrias (Sesi), na categoria Ensino Fundamental.

A diretora da escola, Solange Maria Ribeiro Guzzo ressaltou que a oportunidade foi recebida com muita satisfação por toda a equipe da escola. “Receber este prêmio é uma motivação para a nossa unidade de ensino, e ter o reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo do ano passado nos mostra que as ações que foram realizadas tiveram resultado. Além da gratificação por termos alcançado a proposta do projeto, termos a nossa escola na premiação também foi uma forma de representar toda a rede de ensino do município.”

A UMEF Edson Tavares foi destaque no “Prêmio Construindo a Nação” ao lado de outras nove instituições de redes de ensino municipais, estaduais e particulares, que concorreram nas categorias Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Projeto

O projeto foi elaborado com o propósito de proporcionar ao aluno o máximo de contato com vários gêneros de textos (contos, receitas, poemas, histórias em quadrinhos, relatos, fábulas, anedotas, convites) em atividades de leitura e escrita para que pudessem refletir sobre as funções que a língua escrita pode assumir no cotidiano de nossa cultura.

Além disso, o projeto “Criança no Mundo da Leitura” tinha como proposta desenvolver ações em prol de uma escola voltada para o trabalho cooperativo e interdisciplinar. Utilizando os diversos gêneros literários, a escola envolveu os alunos em atividades como interpretação e ilustração de textos, dramatizações de fábulas, exposição oral dos textos, criação de história, confecção de cartazes, recital de poesias, varal de poesias, além da realização de um sarau com cantigas na escola.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vila Velha

Projeto da Umef Edson Tavares incentiva professores e alunos a praticarem atividade física


Para aguentar o pique do dia a dia em sala de aula, professores da rede municipal de ensino de Vila Velha começaram a ter uma rotina diferente. O dia já inicia com um alongamento na quadra da escola, com a participação dos alunos. O exercício faz parte do projeto “Cuidar-se para Cuidar”, da Umef Edson Tavares, no bairro Ilha dos Bentos. 

A diretora da escola, Solange Maria Ribeiro Guzzo, explica que a proposta do acompanhamento dos professores é de garantir bem-estar para os profissionais, refletindo em melhorias para o ensino. “Nosso objetivo é desenvolver ações que beneficiem a saúde dos professores para que o ensino possa ser desenvolvido com qualidade. Por isso o tema ‘Cuidar-se para Cuidar’.

Além da atividade física, realizada sempre às 7 horas e às 13 horas, antes dos alunos irem para a sala de aula, o projeto também viabiliza acompanhamentos médicos em diferentes áreas por meio de uma parceria com a unidade de saúde do bairro. “Essas ações visam a beneficiar os educadores com a oportunidade de acompanhamento médico, em áreas como fonoaudiologia. E também que eles possam trabalhar com qualidade, fazendo com que estas atividades reflitam no rendimento, tanto deles quanto dos alunos, em sala de aula”, frisou a gestora.