Conteúdos Programáticos do Ensino Fundamental do 1º Ano ao 5º Ano – 2012
VISÃO DE ÁREA
1. ARTES
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº. 9394, de 20 de dezembro
de 1996. Artigo 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório,
nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento
cultural dos alunos. Para o ser humano a arte tem importância relevante, ela se
torna um instrumento para que o homem desenvolva sua criatividade, sua
percepção e seu conhecimento de mundo.
Habitamos um mundo que vem trocando sua
paisagem natural por um cenário criado pelo
homem, pelo qual circulam pessoas, produtos,
informações e principalmente imagens. Se temos
que conviver diariamente com essa produção
infinita, melhor será aprendermos a avaliar esta
paisagem, sua função, sua forma e seu conteúdo,
o que exige o uso de nossa sensibilidade estética.
Só assim poderemos deixar de ser observadores
passivos para nos tornarmos expectadores
críticos, participativos e exigentes. (COSTA, 1999.
p.19).
Portanto, por meio da arte o ser humano torna-se consciente da sua vida social e
individual, onde possibilita a interpretação do mundo e a si mesmo.
Quando há o acesso ao estudo da Arte na escola abrangendo toda a educação
básica, esse conhecimento facilita o aguçamento de mudança de paradigmas para
que o ser humano se torne mais crítico e consciente em relação ao mundo que
habita, assim compreende e percebe a arte, não só como expressão da realidade
como também pode transcender essa realidade.
A arte não vive num puro terreno da afetividade imediata. Ela requer, para o criador
como para o consumidor, a posse de um certo número de ferramentas intelectuais e técnicas que nenhuma espontaneidade permite dispensar. (PORCHER, 1982. p. 22).
Nas aulas de arte o aluno deverá perceber que a teoria e a prática caminham juntas,
e que o estudo da Arte não focaliza o domínio dos afazeres artísticos como fim, mas também a compreensão dos conteúdos indispensáveis à sua apreciação e expressão, significando que é preciso conhecer para analisar e apreciar as Artes,
superando assim a visão restrita do pessoal.
Existem muitas definições do significado de arte: "
A Arte é uma mentira que nos permite dizer a verdade"
(Pablo Picasso), "A Arte não reproduz o visível, torna visível"
Vinci). Na educação também utiliza-se dessas definições consagradas para
entender o que é Arte, isso exige a necessidade de compreender o período, os
movimentos e o contexto histórico em que viviam esses autores, para compreender
o real sentido das suas definições da Arte do seu tempo. Hoje se constroem outros
significados porque se vive outra época, outras culturas. O que importa realmente é
que os alunos consigam colocar significados nas aulas de Arte, e consigam com sua potencialidade criadora definir o que é Arte e produzir expressões artísticas como cidadão crítico do meio em vive.
Para que aconteça com eficácia o processo de ensino e aprendizagem de Artes, é
necessário que o professor trabalhe com os conhecimentos de sua formação
acadêmica, ex: Artes Visuais, Música ou Teatro, porém deve fazer relações com os
saberes das outras linguagens/áreas de Arte, que proporcione ao aluno uma
perspectiva de maior conhecimento que foi produzido ao longo dos anos pela
humanidade.
(Paul Klee) "A beleza perece na vida, porém na Arte é imortal" (Leonardo Da
1.1. 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.1.1 1º TRIMESTRE
Linguagens artísticas
Elementos da linguagem visual: ponto, linha e forma.
Sons do corpo, da rua e da natureza (exploração e reprodução).
Jogos dramáticos.
Música e brinquedos populares
História dos instrumentos musicais (percussão)
1.1.2 2º TRIMESTRE
Brinquedos populares.
Música e brinquedos populares
„Ï
Elementos sonoros: timbre, altura, duração e intensidade, sons e ritmos.
„Ï
Noções de teatro e música.
„Ï
Jogos teatrais a partir de regras(espaço e tempo)
„Ï
Instrumentos musicais (exploração e construção)
1.1.3 3º TRIMESTRE
Arte Popular
„Ï
Instrumentos musicais.
„Ï
Teatro de bonecos.
1.1.4 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
Cantigas populares.
Formas de expressão:
músicas infantis, samba e outras.
desenho, pintura, colagem, modelagem, cantiga de roda,
Sugestões de artistas:
Mondrian, Henri Matisse, Modigliani, Di Cavalcanti, Anita Malfati, Volpi, Tarcila do
Amaral, Van Gogh, Claude Monet, Cândido Portinari. Lúcia Monte Serrat, Darwin
Longo, Irani Brum Bucker e outros.
Paul Klee, Juan Miro, Romero Britto, Aldemir Martins, Piet
Literatura:
1.1.5 COMPETÊNCIAS / HABILIDADES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
literatura Infantil, fábulas, lendas universais e regionais.
„Ï
Utilizar diferentes formas de expressão na linguagem artística.
„Ï
criatividade.
Desenvolver a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a
„Ï
culturas e etnias.
Demonstrar atitude de respeito diante das obras de arte produzidas pelas várias
„Ï
aplicá-los nas próprias produções artísticas.
Observar os elementos da linguagem visual nas diferentes obras de artes e
„Ï
explorando suas características.
Comparar sons produzidos na natureza ou criado pelo homem descobrindo e
„Ï
articulações de expressão corporal e sonora.
Combinar os elementos e recursos da linguagem teatral experimentando
„Ï
Reconhecer a variedade de expressão no teatro de bonecos.
„Ï
Interpretar cantigas populares vivenciadas no cotidiano.
„Ï
Conhecer os instrumentos musicais de percussão.
1.2. 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
1.2.1 1º TRIMESTRE
Linguagens Artísticas
„Ï
Elementos da linda linguagem visual: ponto, linha, forma e textura.
„Ï
História dos instrumentos musicais de cordas.
„Ï
Jogos teatrais (voz, corpo e espaço).
„Ï
Teatro,Brinquedos e Música Popular.
„Ï
Teatro de bonecos(sombra,vara, mamulengos e outros)
1.2.2 2º TRIMESTRE
Briquedos populares.
Cor e História em quadrinhos
gráficos.
Ler, interpretando dados apresentados por meio de listas, tabelas, diagramas e
„Ï
Organizar dados apresentados por meio de listas, tabelas, diagramas e gráficos.
„Ï
Elaborar tabelas e gráficos de barras através de dados coletados.
„Ï
Elaborar tabelas e gráficos através de situações-problema.
9.5. 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
9.5.1 1º TRIMESTRE
Números e Operações
„Ï
Operações com números naturais (adição, subtração, multiplicação e divisão).
„Ï
Números racionais.
„Ï
Exploração do conceito de fração no todo contínuo e discreto.
„Ï
Leitura de uma fração, fração própria e imprópria.
„Ï
Representação gráfica de uma fração.
„Ï
Leitura e escrita de fração.
„Ï
Resolução de situações-problema do cotidiano envolvendo a idéia de fração.
„Ï
Identificação e obtenção de frações equivalentes e simplificação.
„Ï
Relação entre a fração decimal e o número decimal.
„Ï
Identificação de décimos, centésimos e milésimos.
„Ï
Exploração dos diferentes significados das frações em situações-problema.
Espaço e forma
„Ï
Perímetro de figuras planas.
„Ï
Observação de objetos do cotidiano.
„Ï
Sólidos geométricos: classificação em poliedros e corpos redondos.
„Ï
Altura, largura e comprimento.
„Ï
Visão oblíqua e vertical.
Grandezas e medidas
„Ï
Sistema Monetário Brasileiro.
„Ï
Resolução de situações-problema envolvendo o Sistema Monetário.
„Ï
Estabelecimento de relações de equivalência entre valores de cédulas e moedas.
Tratamento da informação
„Ï
Organização de dados apresentados por meio de listas, tabelas, diagramas e
gráficos.
9.5.2 2º TRIMESTRE
Raciocínio combinatório.
Números e Operações
„Ï
e decomposição, fatoração, MMC e MDC.
Múltiplos e divisores: critérios e regras, números primos e compostos, composição
„Ï
divisão).
Situações-problema com os números naturais (adição, subtração, multiplicação e
„Ï
meio de estratégias pessoais e pelo uso de técnicas convencionais.
Realização de adição e subtração de números racionais na forma decimal, por
„Ï
racional.
Relação entre a representação fracionária e decimal de um mesmo número
„Ï
racionais.
Identificação na reta numérica para nomear, ler e escrever números naturais e
„Ï
Construção dos fatos fundamentais da multiplicação a partir de situaçõesproblema.
„Ï
Interpretação e resolução de situações-problema envolvendo as idéias da divisão.
„Ï
Relação entre divisão e multiplicação.
„Ï
Realização de divisores por meio de estratégias pessoais.
Espaço e forma
„Ï
Observação de objetos do cotidiano: figuras planas (polígonos), uso do tangram –
quadrado, paralelogramo, retângulo, triângulo e círculo.
„Ï
Classificação quanto ao número de lados dos polígonos.
„Ï
Observação de formas geométricas que tenham simetria.
„Ï
Classificação dos polígonos ( triângulos e quadriláteros).
„Ï
Círculo e circunferência.
Grandezas e medidas
„Ï
Sistemas de medidas de capacidade.
„Ï
Múltiplos e submúltiplos.
„Ï
Transformação de unidades.
„Ï
Situações-problema que envolva essas medidas.
Tratamento da informação
Leitura e interpretação de diferentes tipos de gráficos
9.5.3 3º TRIMESTRE
Números e Operações
„Ï
racionais.
Utilização das regras do Sistema de Numeração Decimal para números naturais e
„Ï
e decimais.
Leitura, escrita, comparação, ordenação e decomposição de números fracionários
„Ï
Relação entre números racionais na forma fracionária, decimal e percentual.
„Ï
Utilização do Sistema Monetário Brasileiro em situações-problema.
„Ï
decimal e percentual.
Resolução de situações-problema envolvendo númerosnas formas fracionária,
Espaço e forma
„Ï
de vistas: lateral, frontal e superior (altura, largura e comprimento).
Localização de pessoas ou objetos no espaço com o uso de pontos de referências
Grandezas e medidas
„Ï
como metro, centímetro e quilômetro.
Reconhecimento e utilização de unidades usuais de medidas de comprimento
„Ï
objeto a ser medido.
Comparação e seleção de unidades de medidas de comprimentos adequadas ao
„Ï
quadriculadas.
Cálculo de perímetro e área de figuras planas desenhadas em malhas
Tratamento da informação
Coleta e organização de dados em tabelas e/ou gráficos.
Produção de textos escritos a partir da interpretação de tabelas e gráficos.
9.5.4 COMPETÊNCIAS / HABILIDADES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Números e operações
„Ï
Identificar regularidade presentes nas operações com números naturais.
„Ï
Utilizar os diferentes significados das frações em situações-problema.
„Ï
fracionaria.
Ler, escrevendo, comparando e ordenando números racionais na forma
„Ï
representações gráficas.
Efetuar adição e subtração de números racionais na forma fracionária por meio de
„Ï
fração.
Reconhecer, em situações-problema, frações equivalentes em relação a outra
„Ï
Escrever, em situações-problema, frações equivalentes em relação a outra fração.
„Ï
Explorar os diferentes significados das frações em situações-problema.
„Ï
Estabelecer relações entre números naturais: múltiplos e divisores.
„Ï
Utilizar critérios de divisibilidade para auxiliar a decomposição de números.
„Ï
Resolver situações-problema envolvendo fatoração e números primos.
„Ï
Determinar MMC e MDC entre dois ou mais números.
„Ï
Relacionar a representação fracionária com a decimal.
„Ï
multiplicação e divisão.
Identificar e resolver situações-problema envolvendo a adição, subtração,
„Ï
Identificar números naturais racionais na reta numérica.
„Ï
Localizar números naturais racionais na reta numérica.
„Ï
Construir os fatos fundamentais da multiplicação.
„Ï
Utilizar as regras do SND para números naturais e racionais.
„Ï
Utilizar o Sistema Monetário Brasileiro em situações-problema.
„Ï
decimal e percentual.
Resolver situações-problema envolvendo números nas formas fracionárias,
Espaço e forma
„Ï
Observar objetos sob vários pontos de vistas.
„Ï
Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros e corpos redondos.
„Ï
Classificar sólidos geométricos: poliedros e corpos redondos.
„Ï
Identificar polígonos.
„Ï
Classificar polígonos de acordo com números de lados.
„Ï
espaço com uso de pontos de referência de vistas: lateral, frontal e superior.
Identificar, descrevendo e representando a localização de pessoas e objetos no
„Ï
Observar simetria em formas geométricas.
„Ï
Classificar polígonos em triângulos e quadriláteros.
„Ï
Diferenciar círculo e circunferência.
Grandezas e medidas
„Ï
Resolver situações-problema, envolvendo o SMB(Sistema Monetário Brasileiro).
„Ï
Estabelecer relações de equivalência entre valores de cédulas e moedas.
„Ï
Reconhecer unidades de medida de massa, capacidade e comprimento.
„Ï
Utilizar e relacionar unidades de medida de massa, capacidade e comprimento.
„Ï
comprimento padronizados.
Estabelecer relação entre unidades de medida de capacidade, de massa e
„Ï
medido.
Comparar unidades de medida de comprimento adequadas ao objeto a ser
„Ï
quadriculadas.
Calcular perímetro e área de figuras planas desenhadas em malhas
Tratamento da Informação
„Ï
Desenvolver o raciocínio combinatório.
„Ï
Resolver situações-problema em listas, tabelas, diagramas e gráficos.
„Ï
Ler diferentes tipos de gráficos.
„Ï
Interpretar diferentes tipos de gráficos.
„Ï
Coletar e organizar dados em tabelas e gráficos.
„Ï
Produzir textos escritos a partir da interpretação de tabelas e gráficos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BITTAR, Marilena.
iniciais do ensino fundamental.
BRASIL, Ministério da Educação.
Educação Infantil.
MEC/SEF. 2001.
_______ Ministério da Educação.
Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos2ª edição. Campo Grande, MS: UFMS, 2005.Referencial Curricular Nacional para aSecretaria de Educação Fundamental – volume 3 – Brasília:Parâmetros Curriculares Nacionais:
matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Ministério da Educação.
para inclusão da criança de seis anos de idade. Secretaria de Educação Básica.
2006.
______. Ministério da Educação. Secretaria de educação Fundamental.
curricular nacional para a educação infantil.
CAMPO GRANDE.
Municipal de Educação. 1ª a 8ª séries
MATO GROSSO DO SUL.
Fundamental
Escola Guaicuru - vivendo uma nova lição).
PARRA, Cecília.
Juan Acunã Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Ensino Fundamental de nove anos: orientaçõesReferencialBrasília: MEC/SEF, 2001.Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental. Secretaria– 1ª edição. Campo Grande – MS, 2003.Proposta Político - Pedagógica para o Ensino. Secretaria de Estado do Mato Grosso do Sul, 1999. (Cadernos daDidática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. [et al]; trad.
VISÃO DE ÁREA
5. GEOGRAFIA
5.1. 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
5.1.1 1º TRIMESTRE
A Criança e as Noções de Tempo e o Meio
„Ï
Antigo/novo.
„Ï
Manhã/tarde/noite.
„Ï
Duração da noite/dia.
„Ï
Ontem/hoje/amanhã.
„Ï
Semana/mês/ano.
„Ï
Origem geográfica das famílias.
„Ï
Organização do grupo familiar.
„Ï
5.1.2 2º TRIMESTRE
Profissões
A Criança e o Ambiente Próximo
„Ï
Diferentes tipos de moradias.
„Ï
Os materiais e a construção de moradias.
„Ï
5.1.3 3º TRIMESTRE
As moradias no passado e na atualidade.
A Criança e as Noções de Lateralidade
„Ï
Conhecer as partes do corpo, identificando-as em si próprio e no outro.
„Ï
Demonstrar hábitos de higiene corporal.
„Ï
Reconhecer seu próprio corpo em relação ao meio ambiente.
„Ï
Desenvolver diferentes formas de movimentos corporais.
„Ï
Conhecer movimentos rítmicos.
„Ï
Demonstrar interesse pela atividade física por meio do esporte.
„Ï
Conhecer jogos e brincadeiras populares.
„Ï
brincadeiras.
Desenvolver a capacidade expressiva corporal por intermédio de jogos e
„Ï
Conhecer cantigas de roda, vivenciando-as no cotidiano.
„Ï
Expressar idéias e opiniões frente às atividades desenvolvidas.
„Ï
conflitos.
Demonstrar atitudes solidárias em relação às regras e resolução de
„Ï
Em cima/em baixo.
„Ï
Direita/esquerda.
„Ï
Perto/longe.
„Ï
Em cima/em baixo
„Ï
Ao lado de, entre, ao redor de.
„Ï
Superior/inferior.
„Ï
Centro/extremidade.
„Ï
5.1.4 COMPETÊNCIAS / HABILIDADES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dentro/fora e limite.
„Ï
Conhecer as partes do corpo, identificando-as em si próprio e no outro.
„Ï
Demonstrar hábitos de higiene corporal.
„Ï
Reconhecer seu próprio corpo em relação ao meio ambiente.
„Ï
Desenvolver diferentes formas de movimentos corporais.
„Ï
Conhecer movimentos rítmicos.
„Ï
Demonstrar interesse pela atividade física por meio do esporte.
„Ï
Conhecer jogos e brincadeiras populares.
„Ï
brincadeiras.
Desenvolver a capacidade expressiva corporal por intermédio de jogos e
„Ï
Conhecer cantigas de roda, vivenciando-as no cotidiano.
„Ï
Expressar idéias e opiniões frente às atividades desenvolvidas.
„Ï
Demonstrar atitudes solidárias em relação às regras e resolução de conflitos.
5.2. 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
5.2.1 1º TRIMESTRE
O Espaço da Criança
„Ï
Observação e registro da paisagem local (vegetação, relevo, rios e construção).
„Ï
Organização do bairro ou local de vivência.
„Ï
Componentes da paisagem.
„Ï
Fatos geográficos relacionados ao meio em que vivem.
„Ï
tempo.
Transformações da paisagem ocorrida pela ação do ser humano ao longo do
„Ï
trabalho
5.2.2 2º TRIMESTRE
Transformação da paisagem natural em paisagem humanizada através do
Noções de Localização e Representação
„Ï
A escola como lugar de estudar
„Ï
Localização da escola.
„Ï
Os profissionais da escola.
„Ï
5.2.3 3º TRIMESTRE
A escola como parte da sociedade.
Espaços Próximos da Criança
„Ï
Rua: espaço de circulação, de trabalho e lazer.
„Ï
Sinalização das ruas.
„Ï
5.2.4 COMPETÊNCIAS / HABILIDADES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sinais de trânsito.
„Ï
Reconhecer que a rua é um espaço de circulação, trabalho e lazer.
„Ï
Compreender a importância dos sinais de trânsito na organização espacial.
„Ï
Observar a paisagem local.
„Ï
Entender o que é paisagem.
„Ï
Relatar acontecimentos na paisagem local.
„Ï
Diferenciar os componentes da paisagem local.
„Ï
Compreender que a escola faz parte da sociedade.
„Ï
Valorizar os profissionais da escola.
„Ï
Localizar a escola no espaço local.
„Ï
Perceber as transformações da paisagem local.
„Ï
Reconhecer que o trabalho do homem transforma a paisagem.
„Ï
Registrar fatos geográficos relacionados ao meio em que vivem.
5.3. 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
5.3.1 1º TRIMESTRE
Relações Sócio-espaciais
„Ï
O aluno e sua turma na Escola.
„Ï
Observação e descrição da paisagem do quarteirão da Escola.
„Ï
Fazendo representações de diversos espaços.
„Ï
Representando a sala de aula em planta.
„Ï
Observando lugares de diferentes posições.
„Ï
Mapeando o caminho da Escola para casa.
„Ï
Do desenho ao croqui.
„Ï
A foto, o croqui e a planta.
„Ï
5.3.2 2º TRIMESTRE
As relações da sociedade com a natureza na organização do espaço.
Conhecendo o Lugar de Vivência
„Ï
Modo de viver e trabalho.
„Ï
Instrumentos de trabalho.
„Ï
Trabalho e salário.
„Ï
Lugar de pertinência.
„Ï
Relação homem/natureza na organização do espaço.
„Ï
Os lugares e os serviços: transporte e comunicação.
„Ï
As mudanças ocorridas no espaço local.
„Ï
5.3.3 3º TRIMESTRE
Organização dos lugares.
Paisagem
„Ï
A paisagem e seu significado.
„Ï
Elementos da paisagem.
„Ï
Espaço rural e urbano.
„Ï
Paisagem natural e geográfica
5.3.4 COMPETÊNCIAS / HABILIDADES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
„Ï
Demonstrar atitude de cordialidade em sala de aula e na escola.
„Ï
Descrever a paisagem em seu entorno.
„Ï
sociedade com a natureza.
Reconhecer que a organização do espaço se dá através das relações da
„Ï
Identificar o modo e os instrumentos de trabalho.
„Ï
Reconhecer a importância do trabalho e suas relações sociais.
„Ï
Estabelecer relações entre trabalho e salário.
„Ï
progresso local.
Reconhecer a importância dos meios de transporte e de comunicação para o
„Ï
Demonstrar interesse na organização dos lugares e dos espaços locais.
„Ï
Representar diversos espaços, através de desenho, planta e croqui.
„Ï
Observar lugares de posições diferentes.
„Ï
Mapear o caminho da escola para casa e vice-versa.
„Ï
Identificar os elementos da paisagem.
„Ï
Reconhecer semelhanças e diferenças entre área rural e urbana.
„Ï
Diferenciar paisagem natural e geográfica.
5.4. 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
5.4.1 1º TRIMESTRE
Iniciação à Cartografia
„Ï
Mapas e plantas.
„Ï
Elementos de um mapa.
„Ï
Legenda.
„Ï
Espaços regionais.
5.4.2 2º TRIMESTRE
Espaço do Município e Quadro Natural do Município
„Ï
Localização.
„Ï
Limites e fronteiras.
„Ï
Da planta ao mapa do Município
„Ï
Funções do espaço urbano do Município.
„Ï
Comparação entre os espaços urbano e rural do Município.
„Ï
Formação e transformação do relevo.
„Ï
Relevo e agropecuária.
„Ï
Importância dos rios.
„Ï
5.4.3 3º TRIMESTRE
Paisagens vegetais e suas mudanças.
Economia e Trabalho no Município
„Ï
Urbanização.
„Ï
O trabalho humano.
„Ï
Atividades econômicas.
„Ï
Setores de economia.
„Ï
5.4.4 COMPETÊNCIAS / HABILIDADES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atividades turísticas do Município.
„Ï
Reconhecer a importância dos mapas, plantas e legendas.
„Ï
Elaborar legendas simples.
„Ï
Identificar elementos de um mapa.
„Ï
Regionalizar espaços.
„Ï
Localizar o município no estado, país e continente.
„Ï
Diferenciar conceitos de fronteiras e limites.
„Ï
Elaborar mapas do município.
„Ï
Identificar funções do espaço urbano.
„Ï
Caracterizar principais aspectos físicos do município.
„Ï
Reconhecer que a atividade da agropecuária transforma o relevo.
„Ï
Reconhecer a importância dos rios.
„Ï
Relatar as mudanças ocorridas na paisagem do município.
„Ï
Compreender o processo de urbanização do município.
„Ï
Relacionar trabalho humano aos setores da economia.
„Ï
Valorizar as atividades turísticas do município.
„Ï
Reconhecer a atividade turística como fonte econômica e lazer.
5.5. 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
5.5.1 1º TRIMESTRE
Representação dos Espaços
„Ï
O espaço terrestre e suas representações.
„Ï
O planisfério e continentes.
„Ï
Coordenadas geográficas.
„Ï
Localização do Espírito Santo no Brasil e no Planeta Terra.
„Ï
5.5.2 2º TRIMESTRE
Noções de fusos horários.
Quadro Natural e Atividades Econômicas do Estado do Espírito Santo
„Ï
Relevo e ocupação humana.
„Ï
Hidrografia e energia.
„Ï
Condições climáticas e agricultura.
„Ï
Flora e fauna.
„Ï
Atividades extrativistas e degradação do solo.
„Ï
Extrativismo mineral e vegetal.
„Ï
Agropecuária.
„Ï
Trabalho e indústria.
„Ï
Comércio, transporte e comunicação.
„Ï
Êxodo rural e reforma agrária.
„Ï
Atividade turística.
8 3 3º TRIMESTRE
Formação da População do Espírito Santo
„Ï
População indígena.
„Ï
Os africanos no Brasil e no Estado.
„Ï
Povos de línguas e costumes diferentes.
„Ï
Localizando os imigrantes no Estado.
„Ï
5.5.4 COMPETÊNCIAS / HABILIDADES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Crescimento demográfico.
„Ï
Representar o espaço terrestre.
„Ï
Identificar os continentes.
„Ï
Localizar um ponto qualquer da terra através das coordenadas geográficas.
„Ï
Localizar o estado do Espírito Santo no Brasil e no Planeta Terra.
„Ï
Analisar as mudanças de horários nas diversas partes da Terra.
„Ï
Reconhecer áreas de fácil ocupação humana.
„Ï
Reconhecer os rios como fonte de energia, navegação e lazer.
„Ï
Compreender que a agricultura depende das condições climáticas.
„Ï
Reconhecer a relação entre fauna e flora do Espírito Santo.
„Ï
Diferenciar os tipos de extrativismo.
„Ï
Estado do Espírito Santo.
Caracterizar a indústria, o comércio, o transporte e as comunicações do
„Ï
Valorizar a atividade turística do Estado do Espírito Santo.
„Ï
Reconhecer a atividade turística como fonte econômica.
„Ï
Reconhecer os diversos costumes através da imigração no Estado.
„Ï
Santo.
„Ï Comparar os indicadores sociais e econômicos com os aspectos demográficos.
„Ï
Valorizar o nível tecnológico como forma para o desenvolvimento.
„Ï
Interpretar as causas que contribuíram para a desintegração do sistema vigente
„Ï
Compreender que a Ásia foi um continente marcado pela diversidade.
„Ï
Reconhecer as singularidades no que tange aos aspectos físicos da Ásia.
„Ï
Diferenciar os conflitos éticos, religiosos e culturais.
„Ï
Classificar economias com tecnologia de ponta, clássica e dependente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AZAMBULA, Leonardo Dirceu deatravés da Geografia. Ensinar e Aprender Geografia
PA, R/S. 1998.
CALLAI, Helena Copetti. Gaúcho de Geografia. Edição Especial. Nº. 24 (Associação dos Geógrafos
Brasileiros). (Seção Porto Alegre) UNIJUI, R/S, 1998.
CASTELAR. Sonia Maria Vanzella. (Org.)Educação14DEMO, Pedro.Associados, 1995.
___________.___________.KOZEL, Salete. FILIZOLA, Roberto.espaço vivido
LACOSTE, Yves. Campinas (S/P), Papirus, 1988.
SANTOS, Miltoninformacional
VASCONCELOS, Celso dos S.processo escolar
. Educação em Geografia: Aprender a pensar. AGB, (Seção Porto Alegre).O Ensino de Geografia e a Nova Realidade. BoletimAs Transformações no Mundo da: Geografia, ensino e responsabilidade social. Revista Terra Livre, Nº.– Associações dos Geógrafos Brasileiros – AGB. São Paulo, 1995.Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. São Paulo. AutoresEducação de Qualidade. Campinas. São Paulo. Papirus, 1993.Participação é Conquista. São PAULO. Cortez, 1993.Didática da Geografia: memória da terra: o. FTD. São Paulo, 1996.A Geografia: isso serve antes de tudo para fazer a guerra.. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnicocientífico. São Paulo, Hucitec. 1994.Avaliação; concepção dialética libertadora do. São Paulo. Libertad, 1995.
kd o cardapio de maio?
ResponderExcluirCade tia Raiany
ResponderExcluirCade a minha professora Rita Moras to com saldade de vc Beijo Kawany
ResponderExcluirOi tia Marceli
ResponderExcluircade o uniforme novo
ResponderExcluir